Somos nós, brasileiros, criativos?





Nós, brasileiros, somos um povo criativo?

Se você espera que eu vá responder a essa questão, então nem adianta ler até o fim. 

O que vou dizer é que cada vez mais a criatividade está entrando nos meandros de nossas vidas, e temos cada vez mais de sermos inventores-solucionadores.

Somos desafiados diariamente a buscar novos conhecimentos, mesmo a contra gosto, nem que seja para pesquisar o tipo de celular ou iphone que estamos precisando. 

Aprender a reaprender, reaprender a reaprender todo dia?

Quem trabalha com criação volta e meia se vê diante de dilemas e impasses de ordem de metodologias de trabalho. Ou seja, em outras palavras e de uma maneira direta: como vou fazer uma nova tarefa que surgiu com o novo trabalho que tenho de entregar essa semana?

E alguns deles foram rapidamente respondidos no livro "Criatividade brasileira: Alex Atala, Fernando e Humberto Campana, Jum Nakao: Gastronomia, design, moda". 

A Editora Manole resume dizendo que os três profissionais encontram-se "em conversa franca sobre as condições do trabalho criativo no Brasil". Atala (chef gastronômico), os irmãos Campana (design de objetos) e Jum Nakao (Moda) conversam sobre inovação em suas profissões e no mundo contemporâneo, e fica claro como eles influenciam de forma decisiva em segmentos de atuação.

A psicanalista Andréa Naccache é a organizadora do livro. 





Acredito que o dilema de ter de reaprender seu trabalho diariamente não é uma 'regalia' exclusiva de quem vive da criação. Em muitas atividades e profissões estão aparecendo questões como essas uma vez que as inovações estão aceleradíssimas e as pessoas vêem-se diante 'novas novidades' o tempo todo.

Fico por aqui e vou postando conforme for lendo o livro.

Deixo o link do vídeo "Tempos de aprender, desaprender, reaprender ( 1)".


OBS/Dica: Não inseri o vídeo aqui porque aprendi que eles pesam muito a página, retardando o carregamento delas e isso não é bom para o Google... O Google gosta (esse é um dos quesitos que o buscador usa para ranquear melhor uma página em relação a outras) de páginas que carregam rápido. 

0 comentários:

top