A delícia de empreender em cupcakes



Uma nova tendência que está se espalhando rapidamente são os cupcakes, aqueles bolinhos doces que todo policial americano de filme é viciado.

Vou iniciar com uma loja de cupcakes que não é franquia, a Cups & Co, que inaugurou sua primeira há pouco mais de um mês. A loja é tão bem feitinha que até pensei se tratar de uma franquia.

Na foto abaixo, você pode ver o cuidado na criação dos expositores de produto. O acrílico é recortado exatamente para caber um cupcake, criando uma aura de exclusividade. Quase como se cada um fosse feito para você.

Outro detalhe é o expositor circular até o teto. Repare como ele cria uma sensação de tridimensionalidade.



A ciência da exposição de produtos prova que muitos detalhes podem fazer toda a diferença para o sucesso de uma negócio. Ainda  mais, um negócio voltado a públicos mais exigentes e exclusivos.

Se quiser se aprofundar, e muito, nesse assunto, veja o livro “Vamos às compras” de Paco Underhill.


A localização da Cups & Co. também ajuda a dar uma cara de loja de bairro. Com uma largura pequena (e ideal) e localizada em uma rua lateral, mas próxima a avenida principal do Leblon, a loja tem um charme todo especial. Tanto que, pesquisando outros blogs encontrei o “A gente não quer só comida”, que falava:

Ontem sai do trabalho 15hrs e fui dar uma volta no shopping leblon com minha amiga cissa! Paradas no sinal da Rua Alm. Pereira guimarães, olho pro lado e vejo uma loja só de cupcakes. Nossa primeira reação foi! "vamos parar o carro aqui agoraaaa", e foi exatamente o que fizemos. Uma loja super fofa, ao contrário desses quiosques espalhados por ai. A loja é pequena e acolhedora. Foi um pouco difícil escolher, na verdade eu queria TODOS.”


Inauguração e evento

Já é sabido que o bom empreendedor “faz” a oportunidade. A loja estava aberta em torno de um mês e a proprietária é frequentadora do movimento poético Corujão da Poesia. Ao saber que a livraria onde o Corujão pe realizado há cinco anos foi fechada, ela prontamente ofereceu seu espaço para ‘socorrer’ o evento.

Não só ela conquistou novos clientes que passaram a conhecer sua loja, como também, por causa desse evento eu fiquei sabendo e estou escrevendo esse post!

Em marketing, nem tudo é venda. É construção e manutenção de marca para aumentar a longevidade e lucratividade do negócio. Resultado: os poetas encheram a loja dentro e fora, nas mesinhas na calçada!


Site da Cups & Co: www.cupsandco.com








Franquia de Cup Cakes

Pelo que parece, no Rio de Janeiro, a franquia de cupcakes que saiu na frente é a Vintage. Ela já abriu lojas no Barra Shopping e no Shopping da Gávea.


No Barra Shopping o formato é o de quiosque que, no caso de shoppings com custos altos de aluguel e luvas, talvez represente o melhor modelo a ser adotado. O próprio site da Vintage (www.vintagecupcakes.com.br) disponibiliza apenas a opção quiosque, o que não descarta necessariamente a opção loja, e diz que o investimento da operação gira em torno R$160.000,00 a R$ 200.000,00.

Esse pode não ser o caso do pequeno empreendedor, mas vale a pena ter idéia do quanto está custando o investimento em uma franquia de ponta nesse segmento.

O site da Vintage descreve seu posicionamento de marca através do seguinte texto: 
“O tempo corre. E, sem perceber, você atrás dele. A obrigação da pressa consome o dia a dia. É preciso que o tempo ganhe tempo. Se fosse possível pará-lo só um pouquinho. Sair dessa rotina por um instante que desse. Entrar em um outro mundo, quem sabe. Agora, você pode. O que você precisa está nas suas mãos. Mas só não pode deixar pra depois. O tempo passa. E sem querer já foi.” 

Idéia de promoção no Facebook

A Bake My Day é uma marca portuguesa especializada na produção e venda de Cupcakes e Cookies. Ela criou uma campanha promocional especialmente para o Facebook.

O nome da campanha é Smash! Day. Para cada 5.000 novos fãs na página oficial no Facebook da marca, registados entre 15 de janeiro até 27 de Fevereiro, a Bake My Day oferece, no dia 28 de fevereiro (Smash! Day), 0,50 euros de desconto em todos os seus cupcakes e cookies.

Os descontos dependem do número de fãs angariados. Para 25.000 fãs – TUDO GRÁTIS; 20.000 fãs – 2,00€; 15.000 fãs – 1,50€; 10.000 fãs – 1,00€; 5.000 fãs – 0,50€.

Abaixo reproduzo o regulamento da campanha, publicada no site português Marketeer

REGULAMENTO (no facebook)

Para garantir que a promoção cumpre os seus fins, este regulamento vem reger a Campanha de Facebook em larga escala da Bake My Day, intitulada “SMASH! DAY”, cujo objectivo é, com a ajuda dos fãs da marca entre 15/01 e 27/02, determinar os descontos a aplicar em todas os Cupcakes e Cookies no decorrer do dia 28 de Fevereiro de 2011.

Objectivo

Dar aos fãs e clientes em geral um dia único e especial, 28 de Fevereiro de 2011, com altos descontos em produtos Bake My Day, ou até mesmo TUDO à BORLA, através do aumento do número de fãs da página www.facebook.com/bakemyday. Só depende de ti e dos teus amigos teres Cupcakes e Cookies à borla no dia 28 de Fevereiro!!

Mecânica e Regras da Campanha

Entre 15 de Janeiro e 27 de Fevereiro, por cada 5.000 novos fãs na página, angariados através dos convites enviados pelos actuais fãs da página, a Bake My Day oferece 0,50€ de desconto directo em todos os seus Cupcakes e Cookies, no decorrer do “SMASH! DAY”, a 28 de Fevereiro de 2011.

Assim, neste dia os Cupcakes e Cookies em todas as lojas Bake My Day estarão à venda com um desconto único de 0,50, 1,00, 1,50, 2,00 ou TUDO à BORLA, dependendo do número de fãs angariados.

O ponto de partida desta promoção são 10.459 fãs à data de 15 de Janeiro. Para efeitos desta promoção apenas são contabilizados os fãs adicionais acima deste ponto de partida.

Pirâmide de descontos:

25.000 fãs – TUDO à BORLA
20.000 fãs – 2,00€
15.000 fãs – 1,50€
10.000 fãs – 1,00€
5.000 fãs – 0,50€

- A Bake My Day não coloca entraves à criatividade e dinâmica de todos os fãs para angariação de novos membros.

- O número de Cupcakes que poderão ser comprados com desconto no decorrer do “SMASH! DAY” é limitado ao número de produtos que o cliente que os adquire conseguir levar nas duas mãos, sem o auxílio de qualquer tipo de adereços ou sobreposição. O número de Cookies é limitado a uma Cookie por cliente, devido à sua produção limitada.

- No caso de a quantidade total do desconto ultrapassar o valor de venda do produto, o produto será vendido à BORLA (não havendo lugar a pagamento da diferença em dinheiro por parte da Bake My Day).

Para situações omissas neste regulamento, a Bake My Day reserva-se a direito de decisão, sendo que os fãs poderão reportar as suas questões para bakemyday@bakemyday.com ou através de comentários nesta página.


Veja também:

Como minimizar o caminho dos pequenos empreendimentos na busca da lucratividade






4 comentários:

Ana Lage disse...

Gostei muito do seu post, bem legal!
Eu atualmente faço cupcakes aqui na minha cidade, e minha intenção é ter uma lojinha/quiosque o quanto antes!

Conheço os cupcakes da Vintage e sinceramente, acho que eles estão deixado MUITO a desejar... Funcionárias mal informadas, bolinhos de 2 dias a venda... e dá pra notar claramente a economia nos ingredientes feita por eles... Glacê hidrogenado pra todo lado, acho que não é legal... u_U

Alvaro Nassaralla disse...

Olá Ana,

Realmente não tenho essas informações da Vintage, já que ainda não atendi a esse segmento. São muito intereesantes as suas observações sobre bolinhos de 2 dias e funcionárias sem treinamento.

Podem parecer dois detalhes, mas sabemos que são fundamentais para o sucesso de um negócio: atendimento e produtos de qualidade.

Glacê hidrogenado pode ser uma dica de oportunidade para produtos mais naturais ou quem sabe cupcakes diets e orgânicos!

Acredito que o sucesso da sua futura lojinha pode estar em ser exatamente o contrária da Vintage: uma loja de cupckes realmente personalizados.

O url da Ana Lage é: http://www.mariacupcake.com.br/
abçs

Patricia Gomes disse...

OLá Alvaro! Excelentes suas materias sobre o tema! Eu não conheço todas as marcas que voce menciona mas, desde que a Vintage abriu em 2 shopings aqui na minha cidade eu virei cliente (ou freguesa como diria minha vó) e sou apaixonada por eles. Não gosto muito de chocolate e a vintage traz muitas outras opções (como limão e mirtillo) que eu adoro. Além de consumir como "pessoa fisica" eu faço encomendas com eles, dos chamados minis, para nossos eventos corporativos e faz o maior sucesso por serem extremamente diferentes (aqui para o Brasil).Grande abraço e sucesso!

Alvaro Nassaralla disse...

Patrícia, é uma grande idéia de usar cupcakes para eventos corporativos! Posso até escrever um post sobre o assunto! abçs

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