Empreendedor: Se você ainda não incluiu a criação de conteúdo em sua lista de afazeres diários, pense de novo; o que mantém as pessoas presas a um site ou blog? E as visitas repetidas?

Alguns profissionais de web marketing mais radicais estão dizendo que os blogs morreram e que as mídias sociais como Twitter, Facebook, etc é que estão funcionando.

Vamos ver: muitas pessoas que freqüentam as mídias sociais estão em busca de informações e conhecimento; além, é claro, de interação. Então a pergunta que não quer calar é: para onde você direciona as pessoas que estão ligadas a você no Twitter ou Facebook ou Orkut ou YouTube ou etc?

Bem, deveria ser para seu blog! Conteúdo ainda é rei, segundo a gíria da internet! Não há melhor maneira (e mais barata) de atrair clientes potenciais na web.

A notícia boa é que se você se considera um dinossauro na internet, isso pode ter um lado positivo. Geralmente, os profissionais com mais tempo de carreira têm um conteúdo mental vasto. Ele só precisa transformá-lo em texto e imagens. E escrever é prática e leitura.

Portanto, mãos a obra. Liste uma série de idéias e depois as coloque em uma determinada seqüência. Veja quais podem ser desmembradas em dois ou mais tópicos, e aquelas que podem ser reunidas em uma para dar mais consistência a uma idéia em particular.

Blog como centro da sua rede

A vantagem de estruturar sua presença social na internet tendo o blog como o centro de sua rede é ter mais espaço (tempo/atenção) para poder ‘falar’. Estamos no meio de uma guerra! E essa guerra acontece entre a ‘Economia das Idéias’ versus ‘Economia da Atenção’.

Economia das idéias porque hoje todos podem expressar suas idéias através das inúmeras ferramentas online e do barateamento de equipamentos de média como câmeras de filmagem. Economia da Atenção justamente porque todos falam ao mesmo tempo e a grande questão é quem vai parar para escutar o quê.

Para mais detalhes dessa guerra: Economies of Scale: Ideas vs. Attention (http://technology.inc.com/managing/articles/201001/leary.html)

Um blog ativo, seu perfil no Twitter postando pelo menos uma vez por dia, e sua página no Facebook

Twitter é um meio de comunicação rápido de ler (140 caracteres no máximo) e em tempo real. Mas quem disse que toda comunicação tem de ser em tempo real. As pessoas também buscam conteúdo educativo que tenha um pouco mais de profundidade no tratamento dos assuntos.

É claro que também utilizo o Twitter para direcionar tráfego para meu blog e aprender novas coisas. A mecânica do Twitter é simples: a pessoa vê o título e o link no Twitter e então decide se vai ou não dar uma olhada e se aprofundar no assunto, clicando no link.

No momento, estou aplicadamente envolvido com o aprendizado da web 2.0 (mídias sociais e ferramentas aos milhões para a interatividade entre pessoas e suas criações). Aprender algo novo é uma das chaves do sucesso do empreendedor do século XXI. Ele não só tem de saber muito do seu produto/serviço, mas também de internet.

Na verdade, não estou simplesmente me dedicando a aprender coisas para mim. Elas são para eu possa chegar com mais eficiência aos meus clientes potenciais e para que eu faça as coisas certas para eles. Ou seja, entregar-lhes o real valor pelo qual eles procuram.

O empreendedor deve estar constantemente pensando em novas maneiras de criar e entregar conteúdo acerca de seus produtos/serviços.

A solução: integrar seu blog às outras mídias sociais

Como você pode ver, coloquei vários links de comunidades de que participo na coluna direita do blog: links para me adicionar no Facebook, Twitter, comunidade da Exame PME e da Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Observação: não estou dizendo para você ser a pessoa mais legal da festa! Apenas dar chances para as pessoas se conectarem a você. Nesses tempos de pessoas super-aterefadas e hiper-informadas, caso você não crie a oportunidade para a pessoa te encontrar outra vez, provavelmente o contato será perdido para sempre.

Conclusão

As ferramentas sociais e as tecnologias permitem que coloquemos idéias para fora que antes ficariam apenas dentro da cabeça. Melhor ainda se conseguirmos transformá-las para gerar relacionamentos e realmente ajudar as pessoas a se valerem de nossos produtos e serviços.

Diante disso, levanto três questões:

1. Com tanta informação na internet, como podemos atrair a atenção de nossos clientes potenciais?

2. Qualquer tipo de negócio pode ser beneficiado pela criação de conteúdo alguns segmentos não se enquadram nesse caso?

3. E, por fim, como o empreendedor pode gerar conteúdo se ele tem dificuldade em descrever o seu produto/serviço, ou não consegue escrever e, pior, não consegue ter tempo nem para ‘respirar direito’?

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